Chegou ao fim, em dezembro de 2023, o Projeto recreação psicopedagógica voltada para a saúde mental infantil, promovido pelo Instituto Dara com apoio da Queen Silvia ‘s Foundation – Care About the Children, presidida pela Rainha da Suécia.
Iniciada em abril de 2022, em decorrência de um cenário pós-pandemia de Covid-19, a iniciativa tinha como propósito observar crianças de 0 a 12 anos, integrantes das famílias atendidas pelo Dara, durante atividades lúdicas e recreativas a fim de identificar questões de desenvolvimento e de saúde mental – tais como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), depressão ou sinais de maus-tratos – e possibilitar o acompanhamento ou tratamento dos casos identificados.
Para registrar e compartilhar com outros profissionais e organizações as boas práticas desenvolvidas durante os meses do projeto, o Instituto Dara organizou uma publicação, lançada em fevereiro deste ano. A obra apresenta as etapas do trabalho e o trabalho dos psicólogos e pedagogos envolvidos, além de elencar informações técnico-científicas, casos e instrumentos de acompanhamento que contribuem para a compreensão da amplitude desta ação.
A publicação pode ser lida aqui.
Estrutura do projeto
O projeto foi estruturado em três fases: identificação, que ocorreu principalmente na área de recreação, espaço no qual as famílias podem deixar suas crianças durante o atendimento; diagnóstico, no qual a equipe de Psicologia infantil podia realizar uma avaliação inicial das crianças em que se identificou alguma demanda específica; e, por fim, tratamento e/ou encaminhamento, etapa na qual iniciou-se o acompanhamento de fato ou, se necessário, o encaminhamento a um profissional ou instituição especializada.
O acolhimento e acompanhamento dos pequenos é realizado conjuntamente pelas equipes de Psicologia e Educação do Instituto, que trabalham com brincadeiras e atividades lúdicas próprias para diferentes faixas etárias. Enquanto crianças de 0 a 2 anos desfrutam de atividades visando o desenvolvimento sensorial como ações físicas (andar e engatinhar) e linguagem, os mais velhos, de 7 a 11 anos, realizam atividades a fim de incentivar o raciocínio lógico e compreensão de sentimentos e emoções.
Alguns resultados
Ao todo, foram acompanhadas aproximadamente 550 crianças desde o início do projeto, em 2022, até o dia 31 de outubro de 2023. Desse total de crianças observadas, 80 passaram por avaliação com a equipe de Psicologia, das quais 66 tiveram o acompanhamento psicológico iniciado e 15 foram encaminhadas para centros de tratamento específicos.
As principais demandas que surgiram durante o projeto foram problemas com o sono (8%), diagnóstico ou suspeita de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) (8%), atraso de fala (8%), diagnóstico ou suspeita de Transtorno do Espectro Autista (TEA) (12%), medo intenso (12%) e agressividade (16%).
Sobre a Fundação Care About the Children
A Queen Silvia’s Foundation – Care About the Children tem como visão trabalhar por um mundo onde todas as crianças tenham suas necessidades básicas atendidas, em consonância com o estabelecido na Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança.
Criada em 2013 e com encerramento de atividades programado para 2024, a fundação teve como missão contribuir em projetos de ajuda bem definidos que beneficiem diretamente as crianças mais vulneráveis do mundo, colaborando com organizações que tenham projetos para que elas recebam apoio para educação e tenham a oportunidade de se sentir seguras e felizes durante sua criação.