Potências. Essa foi a palavra mais pronunciada no 1º Simpósio Setor Cidadão e Extensão Universitária, ocorrido em 12 de abril na sede do Instituto Dara, no Rio de Janeiro. Organizado pelo Lab Acadêmico – uma das frentes de ação da área de Conhecimento do Instituto Dara –, o encontro foi uma iniciativa da área para promover a produção do conhecimento e a inovação por meio da extensão universitária, fortalecendo a relação do Dara com a Academia e a sociedade civil.
Após a abertura realizada pelo Diretor Executivo do Dara, José Land Neto, as atividades começaram com a palestra O Setor Cidadão e a Extensão Universitária – Um olhar multidimensional para a transformação social, que contou com a participação das Dras. Eliana Laurentino e Marta Ferreira d’Oxum, da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (FEBF/Uerj), e de Cléber Ribeiro, diretor da ONG UNIperiferias. Segundo Ribeiro, momentos dessa natureza contribuem para “despertar novos saberes que possam contribuir para a elaboração e a implementação de políticas públicas que tragam transformação social”.
Parcerias à vista
Em seguida, docentes e estudantes da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), coordenados pela Profa. Dra. Rafaela Ribeiro; da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU/UFRJ), acompanhados pelo Prof. Dr. Marcos Silvoso; e do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob responsabilidade da Profa. Dra. Michele Soltosky Peres, apresentaram os principais resultados de seus trabalhos de extensão desenvolvidos no Instituto Dara ao longo de 2023.
Os desdobramentos do encontro já estão gerando frutos, possibilitando a ampliação do trabalho com outras instituições. E o 2º Simpósio Setor Cidadão e Extensão Universitária já está sendo pensado, celebrando a potência do encontro entre a Academia e o Setor Cidadão.